Bebida gaseificada de laranja-de-sangue e menta

Oriunda da Índia, mas muito afamada nas cozinhas turca e italiana, dois dos principais países produtores, a laranja-de-sangue é um fruto pouco apreciado quando comparado com outros, devido ao seu aspeto peculiar.
Conhecida por laranja-vermelha e laranja sanguínea, esta variedade da laranja apresenta uma cor semelhante ao sangue, havendo três tipos: a Moro, a Sanguinello e a Tarocco. O que os distingue?

Laranja-de-sangue Moro: a sua polpa é mais laranja avermelhada que as outras e chega às vezes a ser roxa ou vermelho negro. O seu sabor é mais forte, cítrico, intenso e doce.

Laranja-de-sangue Sanguinello: De casca amarela clara e interior vermelho, este tipo é também apelidado por laranja “cheia de sangue”, em Itália, graças à tonalidade forte da sua polpa. É conhecida pela sua durabilidade e acidez e, relativamente ao seu cultivo, amadurece em Fevereiro, pode ser colhida até Abril e dura até final de Maio.

Laranja-de-sangue Tarocco: ao contrário das outras, este tipo de laranja-de-sangue é bem mais doce, a sua polpa é bastante sumarenta e apresenta grandes níveis de vitamina C.

Desfruta da nossa sugestão para um refresco que deixar-te-á a boca tingida de vermelho vivo 😉

Bebida gaseificada de laranja-de-sangue e menta

Ingredientes:
200ml de água lisa
100gr de açúcar
3 laranjas-de-sangue
1L de água com gás SodaStream
Gelo (a gosto)
Folhas de menta

Preparação:

  1. Prepara um litro de água com gás com a tua máquina SodaStream;
  2. Coloca o açúcar e a água lisa numa panela e, em fogo médio, cozinha até o açúcar se dissolver;
  3. Espreme o sumo das laranjas-de-sangue;
  4. Acrescenta na panela o sumo e algumas lascas de casca das laranjas-de-sangue para intensificar o sabor;
  5. Desliga o fogão e deixa o preparado repousar durante 30 minutos;
  6. Retira as cascas;
  7. Para servir, coloca gelo a gosto num jarro de vidro, o preparado de sumo, algumas folhas de menta e, por fim, adiciona a água com gás até ao cimo do frasco.

Dá-lhe gás com a SodaStream!

Leave a Reply