Uma educação sustentável começa com uma mudança de comportamentos em casa.
Não é fácil transformarmos uma realidade a que estamos habituados e moldarmo-nos a um conceito mais ecológico. É provavelmente uma das tarefas mais árduas e desafiantes para o consumidor.
Nem todos conseguem resistir à comodidade e facilidade de comprar produtos de plástico descartável, mas limitarmos o seu consumo é simplesmente uma questão de tempo, disciplina e perseverança.
Existem alternativas que ajudar-te-ão a reduzir consideravelmente a tua pegada ecológica e, consequentemente, a poupar uns “valentes” euros. Este processo poderá ser bastante demorado no início, mas de uma forma contínua e coerente vais conseguir adaptar-te aos poucos.
Durante as tuas compras obriga-te a ser mais consciente e atento. Muitas das vezes basta só verificares se as embalagens são recicláveis. Acredita, não é difícil. Leva só um tempinho extra!
O ideal é tentar ao máximo evitarmos o plástico, mas se numa primeira instância preferires não ser tão radical, experimenta gradualmente alterares os teus hábitos consoante as divisões da tua casa.
Vamos começar pela casa de banho. Estás pronto?
Do conjunto de produtos que utilizamos diariamente, os de higiene são considerados os mais nocivos para o ambiente.
Todos os anos, milhares de vidas marinhas morrem graças a estes “assassinos disfarçados”. Devido às quantidades absurdas que são descartadas anualmente e por serem produtos de uso diário, estes deveriam ser utilizados de uma forma mais restringida e responsável.
Deixamos-te 10 alternativas aos produtos que costumas utilizar na tua higiene diária. Felizmente, estes produtos são cada vez mais habituais no mercado português, havendo já marcas nacionais sustentáveis que apostam afincadamente na sua produção. Vamos a isso?!
Os revolucionários:
- Bamboo power – com o bamboo todos os produtos são facilmente compostáveis e não prejudicam o ambiente. Podes substituir utensílios como a tua escova de dentes convencional por uma de bamboo; os cotonetes de plástico pelos de bamboo com algodão natural; a tua escova de cabelo por uma de bamboo com cerdas naturais; e o papel higiénico por um reciclado à base de bamboo. Bamboo everywhere!
- Desodorizar naturalmente – sim, existem desodorizantes ecológicos com embalagens de cortiça ou de vidro. Opta, por exemplo, por um desodorizante de pedra mineral alúmen, sem álcool, parabenos e ingredientes sintéticos. É 100% natural e tem uma duração estimada de 2 anos. WOW!
- Pasta em pastilhas – pasta de dentes em pastilhas ou em pó? Pode parecer estranho, mas acredita que têm o mesmo efeito que uma pasta de dentes convencional. As suas embalagens em vidro são mais práticas, reduzem o consumo de plástico e é possível colocarmos novas recargas do produto. Em alternativa ao fio dentário tens sempre a hipótese de usar um irrigador dental. Há sempre uma solução mais ecológica!
- Giletes de plástico? Não, obrigado! – opta pelas giletes de metal. Têm mais durabilidade, são mais seguras e reduzem o desperdício. Sabias desta?
- Esfrega, esfrega – precisas de uma esponja no banho? Usa uma esponja natural ou uma escova de banho, com cabo em bamboo. São mais higiénicas, não acumulam germes e são biodegradáveis. Thumbs up!
Os tradicionais:
- O sabonete volta à carga – não uses sabonete líquido para as mãos, nem gel de banho corporal. As respetivas embalagens de plástico são muito poluentes e existem alternativas mais sustentáveis.
Sabes os sabonetes que as mães costumam colocar nas gavetas da roupa? Não servem só para aromatizar!
Já existem sabonetes para vários fins: rosto, corpo, pés, íntimos, esfoliantes, entre outros. E sabes o melhor? Podes escolher os que vêm em embalagens de papel e não poluis o ambiente. Xeque-mate! - O tecido não falha – tudo pode ser reutilizado e, na higiene, não há exceção. Recusa as convencionais bolas de algodão e utiliza discos desmaquilhantes de tecido.
- Velhos hábitos que valem ouro – vamos seguir o exemplo das nossas avós e das nossas mães. Diz não aos pensos e às fraldas descartáveis e opta por pensos e fraldas de pano reutilizáveis, livres de químicos. Vais delirar com a variedade de padrões que existe!
- Mais vale 1 lenço no bolso, que nenhum! – lenços de papel? Vamos seguir o exemplo dos nossos avós e usar os de pano. No final, basta só colocar na máquina de lavar. Simples!
- Adeus às toalhitas – usamos uma vez e vai para o lixo. Porque não colocar óleo de côco ou de amêndoa num frasquinho de vidro? Eis o teu desmaquilhante natural. YEAH!
Conhecias todas estas alternativas?
Sentes-te capaz de alterar os teus hábitos de consumo?
Desafia-te e partilha a tua opinião. Vamos adorar saber tudo sobre a tua “eco-experiência”!
One reply on “Torna a tua casa de banho mais ecológica“