Hoje assinala-se o dia internacional sem sacos de plástico. Vais alinhar?
É em Julho que a iniciativa “Plastic Free July” (Julho sem plástico) volta a arrancar. Esta ação de sensibilização mundial pretende reduzir o uso de plástico descartável e alertar a população para a mudança dos hábitos de consumo.
Desafio aceite?
Ao que parece este ano as notícias de sensibilização para o perigo do plástico estão em alta. Todos os meses são divulgadas novas medidas ecológicas, leis, organizações ambientalistas e movimentos contra o desperdício. Será que estamos finalmente a acordar?
Sabemos que nem todos vão aderir a esta iniciativa! Mas não a consideres inútil.
O desafio de recusarmos plástico durante 30 dias, parece uma pequena gota num “oceano” de medidas que são necessárias implementar. Desafia-te a tentar!
Vais ver que afinal o plástico descartável não faz assim tanta falta no teu dia-a-dia.
Em média estima-se que um europeu gasta cerca de 200 sacos de plástico por ano, dos quais só 7% são reciclados. Tendo em conta que Portugal tem 10 milhões de habitantes, no total os portugueses utilizam em média 2 mil milhões de sacos por ano. Onde é que vão parar os 93% que não são reciclados?
Como se costuma dizer “longe da vista, longe do coração!”. Nós preferimos a versão “longe da vista, longe da consciência!” – é mais realista.
Descartar o lixo para o oceano é como “varrer o lixo para debaixo do tapete”.
Não o vemos, mas ele existe!
A economia do plástico é um ciclo vicioso e muito perigoso.
O problema não é utilizarmos o plástico, mas sim o plástico descartável, aquele que não é reutilizável – existe uma diferença significativa.
Já pensaste que o tempo médio de vida de um saco plástico ronda os 25 minutos? E que a maioria é utilizado apenas uma vez?
E sabias que um saco plástico demora cerca de 30 a 40 anos a decompor-se?
Acredita, ainda existem sacos que foram descartados mesmo antes de nasceres!
Faz um esforço e pensa antes de usares um saco plástico. Vais mesmo precisar?
A SodaStream apoia estas ECO alternativas:
- Sacos de juta ou de papel – são muito leves de transportar, práticos e há personalizados super giros;
- Sacos reutilizáveis – para compras de maior volume o melhor é teres sempre um à mão. Guarda um na tua mala ou no carro;
- Trolley mania – foram sempre associados às nossas avózinhas, mas são a forma mais saudável e fácil de transportarmos as compras;
- Sacos de algodão com cordão – nem todos os supermercados vão simpatizar com esta iniciativa, mas será que vão ter “lata” para repreender-te? Para não usares uma quantidade absurda de sacos plásticos, sempre que vais à secção de frescos, leva os teus sacos de rede/pano e cola a etiqueta de pesagem por fora;
- Compras a granel – levarmos os nossos próprios frascos e sacos de algodão é a alternativa perfeita para evitar ao máximo o uso de plástico.
É fácil encontrar alternativas, não é?!
1 replies on “Diz NÃO aos sacos plásticos“