Em Portugal já se ouvem uns “zunzuns” que a largada de balões de hélio poderá ser proibida. O que achas desta medida?
O uso de balões é bastante comum em épocas festivas ou em eventos como casamentos, festas de aniversário, batizados, baby showers, entre outros. Mas será mesmo necessário utilizarmos balões para dar cor e vida às nossas celebrações?
Sabias que os balões de festa matam?
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os balões não são assim tão inofensivos. É verdade que são biodegradáveis, mas não “atires areia para os teus olhos”.
Estima-se que a sua decomposição demora cerca de seis meses. Porém, no ecossistema marinho podem permanecer por vários anos. Não é tempo suficiente para provocar danos irreversíveis?
Os balões são feitos à base de látex, um produto natural proveniente da Seringueira (árvore-da-borracha), com a mistura de alguns químicos e pigmentos para lhes dar cor e durabilidade. Todavia, o facto de ser um produto biodegradável, não significa que seja 100% ecológico e seguro.
A sua composição pode não aparentar perigo, mas os balões são uma verdadeira armadilha. Quando rebentam, os seus fragmentos podem facilmente ser confundidos com alimento, sendo, eventualmente, ingeridos por animais.
Continuas a achar os balões divertidos?
Mais grave ainda, são aqueles que têm fitas de plástico agarradas e os que contêm LEDs no seu interior. Todos os anos, um grande número de aves marinhas, focas, tartarugas e baleias morrem à fome, asfixiadas e presas, graças aos balões que chegam aos oceanos.
Já pensaste que os balões não são só perigosos para os animais?
Muitos fragmentam-se em pequenos pedaços, permanecendo imenso tempo em locais frequentados por crianças. Em parques infantis, parques de merendas e nas praias, uma pequena partícula de balão é o suficiente para avivar a curiosidade de uma criança e, consequentemente, originar o pior acidente possível.
De todos os problemas ambientais que existem, este é muito simples e rápido de resolver. Recusa os balões!
Vais fazer uma festa?
Existem muitas formas criativas para fazeres uma decoração ecológica. Sugerimos-te 4 ideias super divertidas:
- Lanternas de papel – não são as lanternas para lançar ao céu, mas sim aquelas que podemos pendurar no alpendre, numa pérgola ou na varanda. Desperta a tua criatividade e aposta nos trabalhos manuais. Existem projetos online mega giros!
- Pompons de papel de seda – sabes aqueles pompons típicos das cheerleaders? São muito fáceis de fazer, dão imensa cor ao espaço e fazem sucesso nas festas. Todos vão adorar!
- Origamis – existem infinitas ideias de decoração que podes criar com origamis. Mas experimenta colocar as crianças a fazê-los. Vão divertir-se durante horas!
- Bolas de sabão – as crianças vão delirar, mas não serão as únicas! Todos se vão render à loucura das bolas de sabão e ficar entretidos non-stop. Acredita, sorrisos não irão faltar!