The Ocean Cleanup – A startup que promete limpar os oceanos

Se ainda não ouviste falar do SYSTEM 001, então está na hora de ficares a conhecer a Ocean Cleanup e a mente extraordinária por detrás deste projeto arrojado.

Fundada em 2013, a Ocean Cleanup nasceu graças à destemida personalidade do empreendedor holandês Boyan Slat, que reuniu 35 milhões de dólares com campanhas crowdfunding para criar a primeira Startup ambiental.
Esta organização sem fins lucrativos reúne uma equipa com mais de 80 engenheiros, investigadores, cientistas e informáticos que luta diariamente para desenvolver a solução que retirará o plástico dos oceanos.

“Precisamos desativar esta bomba antes que seja tarde demais.” – Boyan Slat

A união inabalável de uma equipa de mentes criativas e revolucionárias originou o primeiro sistema de limpeza marítima mundial, o System 001. Após 6 anos de estudos, testes, falhas e sucessos, este sistema finalmente ganhou forma e apresenta-se ao mundo como a solução inovadora para recolher o lixo plástico acumulado nos cinco giros oceânicos.

O System 001 consiste num tubo, com 600 metros de comprimento, que flutua no mar, e numa saia anexada ao mesmo, com 3 metros de profundidade, que funcionará como barreira. A saia evita que o plástico recolhido passe por baixo do sistema e é mais comprida no meio em comparação às suas pontas, para que a distribuição da pressão das correntes marítimas seja maior no centro e estabilize a estrutura.

O sistema está equipado com sinalizadores anti-colisão, iluminação solar, câmaras de alta definição de 360 graus, lanternas de localização, GPS, refletores de radar, sensores e satélites que permitem comunicar a sua posição e desempenho, em tempo real.

Etapas principais:

  1. Analisaram até que profundidade o oceano precisa de ser limpo;
  2. Organizaram a maior expedição marítima, com 30 embarcações, para elaborarem o primeiro mapa em alta resolução da Grande Mancha de Lixo do Pacífico;
  3. Concluíram que a maioria do plástico a limpar são peças de grandes dimensões, produzidas nas décadas de 70, 80 e 90. Recolher estes volumes é imprescindível para evitar que se fragmentem em microplásticos;
  4. Atravessaram novamente a área de estudo, desta vez com um avião equipado com sensores, para uma definição mais detalhada da quantidade de plástico existente;
  5. Fizeram centenas de experiências com modelos à escala para melhorar a estrutura do sistema e sua durabilidade;
  6. Colocaram pela primeira vez o protótipo do System 001 com sucesso no mar do Norte, em 2016.

Qual é o alvo a abater?

O alvo primordial do System 001 é a Grande Mancha de Lixo do Pacífico. Esta ilha fica entre a Califórnia e o Hawai, tem cerca de 1,6 milhões de quilómetros quadrados (17 vezes o tamanho de Portugal Continental) e é composta por 80 mil toneladas de lixo plástico flutuante.

Como funciona o System 001?

Este sistema funciona de acordo com três forças naturais: correntes marítimas, ondas e vento.
Uma vez que o plástico movimenta-se consoante as correntes marítimas, o System 001 deslocar-se-á igualmente conforme o fluxo natural das mesmas. Por outro lado, a força das ondas e do vento permite que o sistema se auto-direccione e se desloque mais rápido que o plástico.

Ao conciliar as três forças, as correntes marítimas comprimem a saia, o tubo adopta o formato em U e o plástico recolhido concentra-se no centro.
Tendo em conta que a saia é compacta e não é feita à base de rede, as correntes marítimas empurram as espécies marinhas para baixo, evitando que estas fiquem presas na estrutura.

De acordo com os estudos, estima-se que a cada quatro a seis semanas um navio vá retirar o plástico recolhido e traga o lixo para terra. Todo plástico será analisado e, posteriormente, reciclado e vendido a empresas, para ajudar a financiar a expansão do projeto e construir mais sistemas que limparão os restantes giros oceânicos.

“Grandes problemas requerem grandes soluções.” – Boyan Slat

50% em 5 anos! Como é possível?

Numa fase inicial, o projeto idealizava limpar 42% da ilha em 10 anos. O projeto focava-se na estabilização do sistema através de uma âncora, tornando-o mais lento, para que o plástico viesse ao encontro da estrutura e lá ficasse preso até ser retirado.

Porém, após muitos testes e alterações, a Ocean Cleanup redesenhou o tamanho do System 001, descartou a âncora e concluiu que este ao andar à deriva no mar deve tomar proveito das correntes marítimas para deslocar-se à mesma velocidade que o plástico. “Quanto menos abrandarmos o sistema, mais este age como o plástico. Mais rapidamente os sistemas derivam e deslocam-se para as zonas de maior concentração de plástico.”, afirma Boyan Slat na conferência “How we will rid the oceans of plastic”, em Maio de 2017.

Assim, se o plano tiver sucesso, a Ocean Cleanup pretende desenvolver uma frota de 60 unidades, até 2021, e estima que 50% da Grande Ilha de Lixo do Pacífico será limpa em apenas 5 anos.

“Para apanharmos o plástico, temos de agir como o plástico.” – Boyan Slat

Quando começa a missão?

O System 001 começou a sua viagem a 8 de Setembro deste ano, desde a baía de São Francisco, na Califórnia, rumo à Grande Mancha de Lixo do Pacífico.
A organização permite seguir todo o trajeto do System 001, em tempo real, através do seu website e conta do Twitter, colocando-nos a par de todas as novidades, testes, dificuldades e triunfos.

Vamos acreditar?

A promessa da Ocean Cleanup é conseguir limpar 50% da Grande Mancha de Lixo do Pacífico, em 5 anos.
Nesta fase inicial de teste, o System 001 começará a sua missão sozinho. Colocar este sistema operacional no terreno vai provar o conceito do projeto e adquirir informação suficiente para aperfeiçoar a estrutura, estudar a reação da mesma em alto mar e planear a concepção de mais sistemas.

Até 2021, a Ocean Cleanup pretende desenvolver e implementar uma frota de 60 sistemas na Grande Mancha de Lixo do Pacífico e, posteriormente, ambiciona instalar uma frota em cada giro oceânico (existem 5 no total).
Desta forma, a startup do ano, juntamente com 300 sistemas operacionais, estima remover 90% do lixo plástico dos oceanos, até 2040.

“Nós podemos melhorar as coisas. Nós podemos. Nós devemos. Nós fa-lo-emos.” – Boyan Slat

Sharing is caring!

Leave a Reply