Já paraste para pensar na quantidade de plástico que consomes diariamente?
Sabias que Portugal consome anualmente cerca de 2 mil milhões de sacos plásticos por ano?
E que em 2017, os portugueses consumiram 721 milhões de garrafas de plástico e 1 milhar de milhões de palhinhas?
É assustador, mas é um facto!
E temos de declarar guerra.
Os nossos oceanos anualmente transformam-se em paraísos mortíferos, não só para os animais marinhos, mas também para aves e plantas aquáticas.
Todos os anos registam-se mortes de criaturas marinhas provocadas pela ingestão de plástico, colocando em ameaça várias espécies e o equilíbrio deste ecossistema.
Contudo, infelizmente, esta realidade só nos dá a volta à barriga quando a catástrofe alcança a costa e a vimos com os nossos próprios olhos.
Recentemente, o mundo deparou-se com a morte chocante de uma baleia-piloto, no canal Thai, Tailândia, após ter ingerido, de acordo com a necropsia realizada, oitenta sacos plásticos, correspondente a cerca de 8kg, o que originou uma obstrução intestinal fatal.
É estimado, segundo o biólogo marinho da Universidade de Kasetsart, Thon Thamrongnawasawat, que testemunhou o sucedido, que cerca de 300 espécies marinhas, tais como baleias-piloto, tartarugas e golfinhos morrem todos os anos, com especial incidência junto às praias mais turísticas do país.
A verdade é que entre as centenas de notícias que ouvimos e lemos durante o ano, o Ser Humano, na maioria das vezes, só se consciencializa quando a tragédia atinge grandes escalas. E, mesmo assim, são poucos aqueles que tomam uma atitude!
O que podes começar a fazer para ajudar?
Sendo Portugal um dos país europeus com maior costa, é essencial focarmo-nos na preservação da nossa riqueza nacional e contribuir para a gestão de resíduos sólidos, principalmente a nível individual.
Como tal sugerimos 4 formas fáceis e super eficazes de actuares:
- Começa por fazer uma separação consciente do teu lixo doméstico;
- Substitui sacos plásticos por sacos descartáveis ou de papel;
- Opta por garrafas de vidro ou reutilizáveis (como as FUSE da Sodastream);
- Evita o uso de loiça de plástico descartável (pratos, copos e talheres) e de palhinhas;
- Não descartes os cotonetes pela sanita.
Temos a certeza que estas dicas irão mobilizar multidões no combate ao plástico!
Dia-a-dia, pequenas atitudes fazem toda a diferença.