Passo a passo caminhamos para um mundo mais sustentável, mas o percurso ainda é bastante longo. É obrigatório alterarmos comportamentos e reduzir ao máximo o uso de plástico no nosso quotidiano. Encontrar alternativas não é tão difícil quanto parece!
Pagavas para beber num copo de plástico?
A Comissão Europeia apresentou em Maio deste ano, medidas para combater a poluição nos oceanos e sensibilizar a população para a tragédia do plástico descartável. Uma vez que 70% dos resíduos marítimos na União Europeia são plástico, a Comissão incentiva à proibição da venda e uso de produtos como cotonetes, copos, talheres, palhinhas, pratos, sacos, entre muitos outros. É um grande desafio, mas não é impossível!
Inspira-te com a atitude de alguns países europeus:
Noruega: os fabricantes de bebidas que se comprometem a instalar máquinas para recolha de garrafas de plástico nos supermercados, pagam menos impostos. Uma óptima ideia não achas?!
França: proíbe a venda e o uso de louça de plástico descartável. Genial!
Alemanha: os municípios proíbem o uso de plástico descartável em eventos. Thumbs up para os alemães!
Bélgica: taxa a compra de plásticos descartáveis com uma tara adicional (garrafas, talheres, pratos, copos, palhinhas e embalagens delivery). Mais vale nem comprar!
E Portugal?
Em 2015, o governo aplicou uma taxa sobre a compra de sacos plásticos. Ainda é muito pouco, mas isto está prestes a mudar. FINALMENTE!
Além do sistema que será aplicado às garrafas de plástico, o Governo pretende aumentar a recolha de plástico junto dos produtores e distribuidores, proibir o uso de plástico na restauração e hotelaria, adoptar um design mais sustentável para reaproveitarmos materiais (Ecodesign), incentivar as compras a granel e fomentar a recolha de lixo selectivo porta a porta.
Estamos a entrar no bom caminho! E tu, que vais começar a fazer?