Reeduca os teus hábitos

Começámos 2018 com o pé direito para reduzir a pegada ecológica.
É verdade, mas poucas pessoas têm noção!

Em Janeiro deste ano, a Comissão Europeia estipulou que dentro de 12 anos pretende acabar de vez com as embalagens de plástico descartáveis, colocando na meta a atingir o uso excepcional de plástico reciclável e reutilizável.

12 anos?! Até parece mentira.

De acordo com o vice-presidente da comissão Europeia, Frans Timmermans, “Se não mudarmos a forma como produzimos e utilizamos os objetos de plástico, em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos nossos oceanos”.
É de facto uma realidade preocupante que os europeus geram 25 milhões de toneladas de plástico e que “85% do lixo encontrando nas praias” é, mais uma vez, plástico.

Não te dá calafrios? É assustador!

O objetivo é chocar as pessoas com números, mas não é o suficiente.
Infelizmente só quando nos deparamos com as notícias é que resolvemos tomar uma atitude. E mesmo assim, para muitos o assunto passa ao lado!

PÁRA para pensar! É tão simples sermos civilizados.

A Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza), em Outubro de 2017, publicou o Comunicado “Como acabar com a poluição dos oceanos por plástico?”, através do qual nos confronta com a realidade que Portugal poderá enfrentar nos próximos anos.
Entre várias iniciativas a adoptar (podes ler mais sobre estas aqui), uma delas será instalar nos supermercados máquinas que recompensem, através de cupões de compra, os clientes que devolvam garrafas plásticas e, até mesmo, latas de metal.

 

É OBRIGATÓRIO reeducar os nossos hábitos. Não te preocupes só com aquilo que vês à tua frente. Muitos viram a cara a esta realidade mortífera, mas isso não significa que ela não exista.

Já tentaste reduzir o plástico nas tuas compras semanais? Desafia-te! É um bom começo.

Não plastifiques a tua vida.

Sharing is caring!

Leave a Reply