A cozinha é uma das divisões principais da casa e, na maioria dos casos, é o espaço predileto das famílias. Mas será que temos consciência que é na cozinha que a nossa pegada ecológica tem maior impacto?
Quando lidamos com a cozinha num todo (cozinhar, lavar, conservar, compras) os nossos comportamentos são tão automáticos, que nem nos consciencializamos das consequências destes a longo prazo.
Já reparaste que grande parte dos produtos que utilizas na cozinha são prejudiciais para o ambiente?
Consideras a tua cozinha sustentável?
As iniciativas para contribuir para um planeta mais sustentável andam a sensibilizar multidões e a ganhar apoiantes dedicados. Movimentos como Plastic free, Lixo zero, Straw Patrol, Ocean Alive, Desperdício zero, Plogging, entre outros, são exemplos perfeitos que colocam Portugal no bom caminho. Todos juntos lutamos por uma comunidade mais responsável e mais ecológica.
As pessoas andam a consciencializar-se que muitos produtos ecológicos, apesar do preço de venda ser mais caro, compensam pela sua durabilidade, qualidade e sustentabilidade.
Atualmente, o investimento em produtos biológicos e ecológicos anda a crescer a olhos vistos. As lojas a granel e de produtos biológicos são a nova “alma do negócio”. Nunca descredibilizando os blogs “verdes” que nos incentivam e inspiram a toda a hora, com artigos de dicas, alternativas e estilos de vida slow living.
Mudar comportamentos é uma questão de tempo, paciência e motivação. A nível individual pode parecer uma pequena diferença, mas não deixa de ser extremamente importante. Passo a passo caminhamos para uma sociedade mais disciplinada e instruída. Temos de começar por nós para podermos moldar os outros, não é verdade?
Vamos todos trabalhar para o mesmo fim?
Se ainda não leste o artigo sobre como ter uma casa de banho mais ecológica, não percas mais tempo e dá uma olhada!
Para complementar a tua jornada, deixamos-te aqui algumas ideias para transformares a tua cozinha num espaço mais eco-friendly.
Usa produtos “verdes”:
- As abelhas são mestres – o invólucro de cera de abelha é orgânico, natural e reutilizável. Uma alternativa saudável e ecológica à película aderente e ao papel de alumínio. Ajuda a preservar os alimentos no frigorífico, mantém-nos frescos por mais tempo e pode ser utilizado para cobrir recipientes. Já tinhas ouvido falar?
- Os sacos plásticos estão “démodé” – vai levar tempo até reduzirmos significativamente os sacos de plástico descartáveis. A “moda” dos sacos de algodão e de juta já anda em voga, mas existem outras alternativas para te inspirares.
- Usa palhinha sem poluir – já conheces as palhinha de bamboo ou de metal? Duram anos e já são super trendy!
- As eco-garrafas são fixes – estas garrafas são a solução perfeita para reduzir, urgentemente, o uso de garrafas de plástico descartáveis. Já tens uma?
- Escovar até brilhar – as esponjas convencionais de lavar a loiça acumulam milhões de bactérias e não são recicláveis. Para uma limpeza mais higiénica e ecológica, opta por uma bucha vegetal ou por uma escova com pega de metal/madeira.
- Café amigo do ambiente – as borras de café são compostáveis, mas será que as cápsulas são recicláveis? A sua reciclagem é tão complexa, que a quantidade absurda de cápsulas descartadas faz com que seja um processo bastante demorado.
Conheces a cafeteira italiana? É a forma mais ecológica de fazer café fresco, sem recorrer a electricidade, cápsulas e filtros.
Adopta uma atitude consciente:
- Recicla lençóis – aproveitar lençóis velhos é um hábito das nossas avós, mas este truque antigo está a voltar aos dias de hoje. Lençóis velhos podem ser reaproveitados para fazer sacos para as compras, panos de limpeza, guardanapos e lenços. Poupa no papel!
- Verde, Amarelo e Azul – do mínimo lixo que possas fazer, faz sempre uma separação consciente.
- Compostagem conquista corações – sabias que podes aproveitar restos de vegetais crus, frutas, pão e borras de café para fazer o teu próprio adubo natural? A compostagem anda a conquistar os mais curiosos e, com a ajuda dos municípios, podes ter um compostor gratuito. Basta só teres um espaço adequado à compostagem (jardim, horta, quinta ou pomar) e fazer a candidatura. Que tal?
- O papel não é solução – os guardanapos de papel e os rolos de cozinha são usados em excesso, desnecessariamente. Porque não usar panos de microfibra? No final, é só lavar e voltar a usar.
- Enfrascar já é tendência – reaproveitar os frascos de vidro é uma atitude contagiante. Usados para compras a garnel ou para armazenar alimentos, estes frascos são ideais para manter a pureza, a qualidade e o sabor da nossa comida.
- Lava a loiça, não coloques no lixo – não sejas preguiçoso e lava a tua loiça. A loiça descartável não é reciclável e é muito poluente. Não é mais consciente usar um serviço de cerâmica e talheres de metal?
Que achaste das nossas sugestões?
Se já mudaste alguns comportamentos (ou estás a tentar), partilha connosco. Vamos adorar ter o teu feedback!