O dióspiro é apelidado por “fruto do outono”. Muitos desconhecem que este é considerado um fruto tropical e que é oriundo da China.
Conhecido também como caqui, esta iguaria tem duas variedades, o dióspiro comum, mais vermelho na casca, doce, macio e fácil de abrir, e o dióspiro Perssimon, mais alaranjado, rijo e com um travo menos doce.
Em comparação a outras frutas, o dióspiro tem muitos hidratos de carbono, podendo contribuir para uma subida rápida do nível de açúcar no sangue. Como tal, o seu consumo deve ser moderado.
Porém, além da sua textura peganhenta e do seu sabor peculiar e doce, o dióspiro não é a fruta mais apreciada do mundo. Aliás, muitos são aqueles que assumem não serem grandes apreciadores, mas porque será?
Como com todas as frutas, é fundamental sabermos analisar se o dióspiro está maduro ou não, para podermos comê-lo. Algumas vezes ouvimos testemunhos que não gostam de dióspiro, porque este deixa uma sensação desagradável de amargo e áspero na língua. Tal acontece porque não estava maduro o suficiente para ser consumido.
Mas e os benefícios do dióspiro?
O dióspiro é muito rico em vitamina A e B, o que ajuda a combater a hipertensão e o colesterol, regulariza o aparelho digestivo e contribui para uma pele mais saudável.
Sumo caseiro gaseificado de dióspiro e mel
Ingredientes:
200gr de dióspiro
1L de água com gás SodaStream
Gelo (a gosto)
1 colher de chá de mel
Preparação:
- Retira a polpa dos dióspiros e coloca-a num jarro de vidro;
- Prepara um litro de água com gás com a tua máquina SodaStream;
- Acrescenta o gelo ao preparado no jarro e adiciona a água com gás;
- Por fim, coloca o mel e mistura tudo delicadamente;
- Antes de servir, deixa o sumo repousar no frigorífico durante 1 hora.