Como ser ecológico no trabalho

Durante o dia passamos mais horas a trabalhar, do que em casa. Então, porque não começar a reduzir a nossa pegada ecológica no trabalho (ou no caminho para lá chegar)?
O grande desafio passa não só pela consciência, mas também pela mudança de comportamentos. Tens alguma ideia de como ser ecológico no trabalho?

Precisas de inspiração? O melhor exemplo são os nórdicos.

Existem países europeus que adotam, religiosamente, uma postura ambientalista na sua vida pessoal e profissional. Copenhaga, por exemplo, é considerada a “capital mundial” dos ciclistas. E porque é que isto é relevante para o assunto?

Uma grande parte dos trabalhadores desloca-se de bicicleta para as empresas. Aliás, vão de bicicleta para todo o lado!
Parece à partida algo irrelevante, mas acredita que faz toda a diferença.
Não estranhes se vires alguém de fato e gravata a pedalar, porque vai ser uma visão constante ao visitares a cidade. Mas o mais importante a reter é a importância que esta atitude ganhou para o povo nórdico. Queres saber mais?

Não é por acaso que a Dinamarca é considerado o país mais feliz do mundo. Os dinamarqueses prezam imenso a natureza e acreditam, fielmente, que toda a sua felicidade envolve o meio ambiente e a sua conservação. Sabias que no centro de Copenhaga há mais bicicletas do que habitantes?
Além de ser uma iniciativa para evitar o congestionamento da cidade e fugir ao elevado custo do combustível, o recurso à bicicleta foca-se, principalmente, na redução da emissão de gases com efeito de estufa. Até 2050, Copenhaga pretende ser a primeira capital no mundo sem emissões de carbono. PALMAS!!!

Não sabes como podes ser eco-friendly numa empresa?

Dá ao pedal, tal como os Dinamarqueses, mas não fiques só por aqui. Para te inspirar, deixamos-te 9 dicas super simples para te tornares num cidadão trabalhador mais ecológico.
Vamos lá pôr mãos à obra!

  • Plástico, NÃO! – recusa os copos descartáveis. Utiliza uma chávena de cerâmica para o teu café e um copo de vidro, ou uma garrafa reutilizável, para a tua água. Simples!
  • Vamos todos marmitar – além de poupares dinheiro, vais também poupar imenso tempo. Levar a marmita para o almoço só traz benefícios. É a oportunidade perfeita para aproveitares as sobras do jantar e evitares o desperdício de comida. Marmita com força!
  • Luzes – off! – sempre que houver um espaço que não esteja a ser utilizado, desliga as luzes!
  • Pensa antes de imprimir – evita a impressão em excesso. Se for mesmo necessário imprimires um documento, utiliza sempre os dois lados da folha. Por sua vez, o papel impresso pode ser reutilizado para anotações e rascunhos, ou podes enviar uma grande quantidade para as escolas que reaproveitem nas aulas de artes.
  • Ilumina-te (e ao espaço) – se trabalhas num espaço com janelas, desfruta ao máximo da luz natural. É mais saudável e está comprovado que influencia bastante a motivação e a produtividade. Deixa o sol entrar!
  • Não coloques em pausa – quando saíres do trabalho, desliga sempre o computador. Não tem nada que saber!
  • Poupa no combustível – se moras perto do teu local de trabalho, porque não ir de bicicleta? Dividir boleia com os teus colegas de trabalho? Ou usar os transportes públicos? Sabemos que é chato estar à espera do autocarro/metro, mas vê o lado positivo das coisas. Podes sempre encontrar uma cara conhecida ou fazer novas amizades!
  • Lava as mãos, mas fecha a água! – Não odeias quando deixam a torneira a pingar? Não desperdices água e desliga sempre as torneiras. Não custa nada!
  • Ora adoro sensores, ora odeio sensores. – Nunca aconteceu estares na casa de banho e a luz apagar? Não fiques chateado, é para o bem do ambiente! Os sensores de presença são uma excelente alternativa para reduzir o desperdício de energia, especialmente em espaços de curta utilização.

Vamos mudar mentalidades?

Sharing is caring!

Leave a Reply