Na bicicleta é que está o ganho

Existe uma comunidade que anda a ganhar terreno sobre duas rodas.
Para os amantes da bicicleta, nem todas as cidades estão devidamente equipadas com infra-estruturas e serviços apropriados à prática. Porém, tudo isto está prestes a mudar, graças a uma transformação de mentalidades e de hábitos.

O cidadão europeu trabalhador anda a priorizar a “bina” como meio de transporte preferencial, em curto percurso. Mas será que as cidades procuram acompanhar esta realidade?
Comparando com outros países europeus, em Portugal este hábito ainda não é muito recorrente. Porém, apesar dos portugueses não serem um povo tipicamente ciclista, já existem centros urbanos em processo de adaptação à bicicleta. Tal como se costuma dizer, “Devagar se vai ao longe” e a melhor forma é pedalar para lá chegar!

Na bicicleta é que está o ganho!

Bastante apreciada pelos dinamarqueses e holandeses, implementada fielmente em Paris, Barcelona e Berlim, a bicicleta anda a conquistar um lugar especial nos corações dos europeus. Um meio de transporte prático, saudável, económico e ecológico, a “bicla” é a alternativa perfeita ao carro e aos transportes públicos.

Vários países acreditam que a bicicleta é o empurrão revolucionário, para os grandes centros urbanos diminuirem o seu impacto no meio ambiente. Para isso, é essencial tornar as cidades mais bikefriendly e promover a mudança de comportamentos.
O uso da bicicleta diminui significativamente o congestionamento das estradas, a emissão de carbono, a poluição sonora e o consumo de combustível. Por sua vez, aumenta a qualidade de vida, beneficia a nossa saúde mental, melhora o condicionamento físico e é uma atitude sustentável.
Vantagens não faltam, só é preciso pedalar e haver condições para tal!

A Holanda é uma verdadeira inspiração neste assunto.

O governo holandês incentiva e apoia os seus cidadãos a andarem de bicicleta, investindo em infra-estruturas para ciclistas (ciclovias e bicicletários) e em políticas de priorização e de educação, para alertar a população a respeitar este meio de transporte. Mas não acaba por aqui!

A mestria e inovação dos holandeses é uma verdadeira inspiração.
Segundo Stientje van Veldhoven, Secretária de Estado das Infra-estruturas, na Holanda, o país pretende que as empresas adotem ações de sensibilização ambiental e um sistema financeiro, que recompense monetariamente os colaboradores que pedalam.
Uma forma de deslocação que economiza tempo e dinheiro, em que as infra-estruturas do país respondem às necessidades dos ciclistas, promovendo a segurança e a ordem.

O que te incentivaria a recorrer à bicicleta?

Grande parte das pessoas faz um percurso curto de casa ao trabalho. Estima-se que em média mais de metade das viagens de automóvel não ultrapassam os 7 quilómetros, concluindo que se trata de um mau hábito comum (e inconsciente). A Holanda soube responder a esta crise “existencial”.
Imagina receberes 0,19 cêntimos por cada quilómetro que percorras no caminho para o trabalho?
Se, por exemplo, percorreres 6 km por dia (3km para ir e 3km para voltar), ao final de 30 dias serás recompensado com 34€. Que te parece?

Já te apetece dar ao pedal?

Existem vários projetos europeus que reforçam o uso da bicicleta, através de aplicações ou de aluguer a baixos preços. Conhece alguns exemplos:

Lisboa: através da aplicação Biklio “tu beneficias a comunidade e a comunidade beneficia-te a ti”. Este serviço mobile recompensa os kms que fazes de bicicleta, através de descontos ou ofertas em estabelecimentos aderentes à iniciativa.
Paris: o sistema público de aluguer de bicicletas é pago, mas os primeiros 30 minutos são totalmente gratuitos.
Holanda: a aplicação B-Riders deixa os holandeses frenéticos. Os seus utilizadores, por cada quilómetro registado, recebem em troca pontos que poderão ser trocados por prémios.
Berlim: as pessoas ao comprarem um bilhete de metro, ou de autocarro, podem utilizar gratuitamente uma bicicleta.
Sevilha: a Câmara Municipal disponibiliza no seu site rotas bastante completas para ciclistas. Nestas estão incluídas informações históricas, localização de monumentos e um serviço para visitas guiadas.
Copenhaga: o seu sistema de aluguer dispõe de bicicletas equipadas com GPS e Internet, a um custo de 1€ por hora.

Vais tornar-te um ciclista?

Começa devagarinho e mede os resultados. Num período experimental de 2 vezes por semana, substitui o carro pela bicicleta e compara. Vais respirar de alívio quando escapares ao drama do estacionamento e ao stress do trânsito caótico.

A “cereja no topo do bolo” vão ser aqueles quilinhos a menos e uma dose extra de boa energia.

Sharing is caring!

Leave a Reply