O Natal está praticamente à porta e já começaram as primeiras corridas ao shopping.
Nesta altura do ano somos sistematicamente bombardeados por promoções pré-saldos, filas de trânsito exaustivas, uma desvairada azáfama de compras de última hora e um consumismo irreflectido. Mas será que é esta a verdadeira essência do Natal?
E se quisesses ter um Natal sem desperdício e livre de plástico, saberias por onde começar?
Numa época na qual, supostamente, são cultivados e proclamados os sentimentos no seu estado mais puro, o Natal tornou-se um período de estímulos e influências inconsequentes, resultando num mês de gastos precipitados e negligentes. Num só mês são geradas quantidades absurdas de lixo, originadas por um consumo imediato e incontrolável, provocando impactos ambientais graves desconsiderados por grande parte da população mundial.
Quando é que o Natal começou a ser sinónimo de gastos supérfluos, frenesim caótico e aglomerados de lixo?
Para teres um Natal mais ecológico, focado na união e na solidariedade, deixamos-te alguns truques e pequenas atitudes que poderão contribuir para uma quadra natalícia mais simples e consciente:
- Um pinheirinho de ramos verdinhos – evita o pinheiro de natal sintético. Estes duram imensos anos, mas quando são descartados são bastante poluentes. Opta por comprar localmente um pinheirinho natural em vaso, caso possas mantê-lo durante todo o ano, ou podes alugar um pinheiro que tenha garantia de sustentabilidade no seu corte. Informa-te junto do teu município ou nos bombeiros da tua zona.
- Reutiliza o papel de embrulho, com orgulho – até pode ser divertido rasgar o papel de embrulho quando abres as tuas prendas, mas evita fazê-lo! Opta por reutilizar os papéis de embrulho, os laços, as fitas e os sacos das tuas prendas. Assim já tens material para utilizar no próximo Natal.
- Decora e diverte-te ao mesmo tempo – se tens crianças na família aproveita toda a sua imaginação. Incentiva-as a fazerem as vossas próprias decorações de Natal com produtos naturais e reutilizáveis. Decora o pinheiro de Natal com bolachas de aveia caseiras penduradas e com fitas de fio de algodão com pipocas, arando vermelho seco, paus de canela e massas pintadas de dourado/prateado/vermelho. Podes também apostar nos arranjos naturais com pinhas, galhos e fruta desidratada. Desta forma, evitas os adornos de plástico e vais consciencializar os mais novos que o Natal pode ser bastante criativo e amigo do ambiente.
- O Natal precisa de uma árvore brutal – dá uso ao que aprendeste nas aulas de Educação Visual e Tecnológica e faz a tua árvore de Natal de raiz. Existem várias ideias para te inspirares, desde o papel à madeira, do metal às luzes LED. Sê criativo!
- Os melhores parceiros, gostam de presentes caseiros – não sabes o que oferecer? Se tens mão para a cozinha, conquista os amigos e a família pela barriga. Oferece um presente caseiro e dá-lhe personalidade. Um frasco de bolachas, uma compota de maçã e canela, um bolo natalício ou uma sobremesa para a mesa de Natal. Ninguém recusará!
- Dá gás à tua família – a tua família tem muita sede nas refeições? Dá-lhes gás com a SodaStream!!! Com a SodaStream evitarás a enchente de garrafas de plástico que se aglomeram durante as festividades e surpreenderás os teus convidados com bebidas personalizadas.
- Não precisas de palhinha – não utilizes palhinhas de plástico e aposta em algo diferente. Recorre a paus de canela ou a ramos de alecrim para decorares as bebidas; congela amoras, mirtilos e framboesas em cubos de gelo para dar um toque especial; ou coloca uma bengala doce dentro dos copos. Todos vão delirar com estas ideias!
- O Natal não é um desastre ambiental – quando limpares os vestígios das festividades não te esqueças de separar as embalagens e colocá-las nos devidos ecopontos.
- Um postal não é nada mal – ao contrário do que as pessoas pensam, os postais não estão fora de moda. São presentes super originais, atenciosos e carinhosos, podem ser impressos em papel reciclado e evitam o desperdício.
- Merry LED – aposta nas luzes LED para iluminar o teu pinheiro de Natal e a tua casa. Não só vais reduzir a tua factura energética, como também ajudarás o ambiente.
- Um presente fora da caixa – não tens ideias para presentes? Não compliques! Aposta nas experiências e na sustentabilidade.
Artigos vintage, artesanato local, uma viagem, uma inscrição para aulas de dança, um curso de pintura, uma entrada num parque de diversões, um pack para um festival de música, brinquedos didácticos, jogos de tabuleiro, livros e produtos em madeira/papel/metal são ótimas escolhas para um Natal amigo do ambiente. - Não embrulhes a tua consciência – precisas de comprar papel de embrulho? Opta por comprar papel reciclado, ou caso tenhas revistas e jornais velhos em casa aproveita-os para fazeres embrulhos personalizados.
- Uma mesa sem plástico – nas festividades ninguém gosta de lavar a loiça que se acumula na cozinha. Porém, recusa a loiça de plástico descartável e opta por utilizar aquele serviço de cerâmica especial. A tua mesa ficará mais bonita e evitarás o uso excessivo de plástico!
- Natal a granel – evita o plástico, a loucura do trânsito e as intermináveis filas nos supermercados. Apoia as mercearias e mercados locais ou opta pelas lojas a granel. Podes comprar alimentos frescos, biológicos e ao peso. Tudo do melhor para a tua ceia de Natal!
- Por um Natal sem sacos – na loucura das compras não te esqueças do teu saco reutilizável. Evita o acumular desnecessário de sacos de plástico.
- É mais doce se não for plastificado – muitas sobremesas típicas de Natal vêm geralmente embaladas em plástico. Opta por fazeres as tuas próprias sobremesas ou, caso não tenhas tempo ou paciência, compra em locais que disponibilizam embalagens de papel.