10 empresas que recusam ou reutilizam o plástico

Segundo organizações ambientalistas, anualmente são depositadas cerca de treze milhões de toneladas de lixo plástico nos oceanos. Embalagens descartáveis, palhinhas, garrafas, redes de pesca, cotonetes e copos compõem a maior parte deste lixo marinho que se alonga pelos nossos mares, massacrando e atormentando espécies.

Aquando da apresentação das medidas ambientais defendidas pela Comissão Europeia, no passado mês de Maio, os países da UE começaram a controlar e a regrar a quantidade de plástico consumido, através de incentivos para reduzir o seu uso e para alterar os comportamentos dos consumidores, dos produtores e dos distribuidores.
À primeira vista, quando as primeiras notícias sobre o plástico começaram a surgir, as alternativas pareciam escassas. Porém, esta realidade que nos assombra fez acordar as mentes mais criativas e empreendedoras, revolucionando o mercado com escolhas mais sustentáveis e conscientes. Dos utensílios de cozinha, aos acessórios de banho, produtos de higiene e de cosmética, os produtos alternativos vieram para ficar e sensibilizar as pessoas para um estilo de vida mais ecológico!

A solução passa só pela sensibilização?

Com as notícias que circulam diariamente, é óbvio para todos nós, que o plástico é um problema grave para o ambiente, colocando em risco a nossa qualidade de vida e a preservação dos oceanos. O lixo marinho tornou-se uma ameaça à fauna e flora marinha, mas o impacto não se limita aos mares. Praias, zonas verdes, florestas, a nossa sociedade, a nossa economia e a nossa saúde são igualmente prejudicadas à velocidade incrível de apenas 60 segundos.
Sim, 60 segundos!
Segundo a Greenpeace, basta 1 minuto para serem despejadas mais de dez mil embalagens plásticas nos oceanos. Surreal!

CHEGA!!!! Não podemos ignorar o que está a acontecer.
Consciencializar o consumidor já não é suficiente. É preciso chegar ao cidadão e intervir junto dos fabricantes, da restauração, dos distribuidores e dos comerciantes.
Durante muitos anos, as empresas têm afirmado que a reciclagem é a resposta para o problema dos resíduos plásticos, mas a solução não passa só por aí. É necessário resolver o problema na fonte e sensibilizar as multinacionais a reduzirem a quantidade de plástico que produzem.

Enfrentar o impacto do plástico não passa apenas por reduzir o seu uso, mas também por substituí-lo por outro tipo de material.

Top 10 empresas que vão fazer a diferença

Para fazer a diferença bastam dois simples gestos: reutilizar ou recusar!

Aos poucos, já começamos a ver um crescente número de empresas que tencionam levar a cabo uma mudança gradual de comportamentos e abraçar projetos mais ecológicos. São multinacionais que manifestam a sua identidade e posição através de uma atitude mais consciente e empreendedora, aliando a sustentabilidade à inovação.
De entre algumas magnatas destacam-se dez empresas, cuja força de vontade e consciência ambiental são uma verdadeira fonte de inspiração para gerações vindouras e para todos aqueles que acreditam no poder da mudança.

PepsiCo, Danone e Nestlé Waters

A PepsiCo associou-se à NaturALL Bottle Alliance, uma associação de investigação criada em conjunto pela Danone, pela Nestlé Waters e pela empresa de materiais biológicos, a Origin Materials. Juntas pretendem revolucionar a indústria de alimentação e bebidas ao desenvolverem embalagens de plástico 100% biodegradável. O objetivo a longo prazo é transformar a convencional garrafa PET numa garrafa feita à base de matéria-prima vegetal sustentável, como o cartão usado, a serradura e fibras de celulose. Um verdadeiro exemplo!

The Coca-Cola Company

A Coca-Cola Company apresentou um projecto ambicioso que une dois objetivos:  produzir garrafas 100% recicláveis, até 2025, e conseguir reunir e reciclar todas as embalagens que vende, até 2030. Este compromisso designa-se por “World Without Waste” e pretende abraçar todo o ciclo de vida do produto Coca-Cola e apostar num design mais ecológico. Palmas!!!

Nike

De acordo com o seu programa de sustentabilidade designado por “Nike Better World”, a Nike foca a qualidade dos seus produtos numa produção com menor impacto ambiental. Ao reciclar garrafas de plástico descartáveis, o plástico é derretido e reutilizado para, posteriormente, produzir um fio que se converterá em tecido para novos equipamentos da marca. A Nike já produz artigos 100% compostos por plástico reciclado, como, por exemplo, os equipamentos das seleções mundiais. Um kit de uma seleção reutiliza cerca de 16 milhões de garrafas recicladas. WOW!!!

Adidas

Em 2016, a Adidas anunciou uma forte parceria com a “Parley for the Oceans”, ao apostar na reutilização do plástico retirado dos oceanos para fabrico de calçado. Ambicionando ir mais além, a marca afirma a sua sustentabilidade e, até 2024, compromete-se a fabricar todos os seus produtos apenas à base de plástico reciclado. LIKE!

Starbucks

Até 2020, a Starbucks pretende proibir o uso de palhinhas de plástico descartáveis nos seus estabelecimentos, começando por retirar das suas lojas cerca de mil milhões de palhinhas de plástico por ano. Muito bem!!!

L’Oréal

Dentro do programa de sustentabilidade “Sharing Beauty With All”, iniciado em 2013, a L’Oréal compromete-se a transformar as suas embalagens plásticas em embalagens 100% compostáveis, recicláveis e recarregáveis, até 2025. Uma forte aposta que, sem dúvida, revolucionará a indústria da cosmética. Parabéns pela iniciativa!

Carlsberg Group

A marca impulsionou a sua sustentabilidade e vai revolucionar a indústria da cerveja com a sua nova embalagem. Ao eliminar os clássicos anéis de plástico que envolvem as latas em packs, a Carlsberg apresenta uma solução mais ecológica e funcional. Graças a uma cola reciclável a marca consegue unir as suas latas sem recorrer ao plástico, estimando uma redução de cerca de 1200 toneladas de plástico por ano. Uma atitude que salvará milhares de espécies animais!

The LEGO Group

A empresa dinamarquesa arrisca todos os limites e decide transformar o seu produto e embalagem. Após 85 anos de história, a LEGO vai substituir o convencional plástico feito à base de petróleo, por plástico feito com cana-de-açúcar, 100% biodegradável. Até 2030, esta corajosa magnata compromete-se a produzir todas as suas peças, caixas e invólucros de forma sustentável. Incrível!

Por uma vida sem plástico descartável!

Sharing is caring!

Leave a Reply