Uma receita diferente e que poderá suscitar algumas dúvidas aos mais reservados/tradicionais. O leite condensado vai marcar presença, mas não te preocupes, não é assim tão estranho como parece.
Utilizar leite condensado na confecção de refrescos não é nada doutro mundo. É diferente e é uma prática recorrente em algumas culturas!
Porém, não é do leite condensado que iremos falar hoje, mas sim da tangerina.
Conhecida como laranja-cravo, poncã, mexerica, mandarina, bergamota e laranja-mimosa, a tangerina pode ter imensos nomes, mas preza pela sua unicidade. Pequenina e roliça, o seu aroma e sabor intensos fazem desta saborosa fruta uma enorme fonte de nutrientes.
Oriunda da Ásia, a tangerina provoca furor do outro lado do oceano, na América do Sul. Utilizada em sucos, sobremesas, geleias, gelados, saladas e, inclusive, na aromaterapia, a pequena poncã quebra-corações nos climas tropicais e subtropicais. Uma ótima fonte de hidratação, o seu sumo refrescante e doce torna-a super viciante. Nunca ficas só por uma!
Os seus benefícios mais conhecidos são:
- Ajuda a ter gengivas e dentes mais fortes e saudáveis;
- Protege o coração, diminuindo os níveis de colesterol;
- Auxilia o sistema digestivo, permitindo que este funcione de forma equilibrada e regulada.
Vamos fazer um refresco de mexerica? 😉
Refresco gaseificado de tangerina e leite condensado
Ingredientes:
5 tangerinas
1/2 lata de leite condensado
1L de água com gás SodaStream
Gelo picado (a gosto)
Preparação:
- Prepara um litro de água com gás com a tua máquina SodaStream;
- Descasca as tangerinas (não descartes as cascas), retira os caroços e coloca os gomos numa liquidificadora para triturá-los;
- De seguida, tritura também as cascas para dar um sabor mais forte à tua bebida;
- Num jarro de vidro coloca o gelo picado, o preparado do passo 2 e 3, o leite condensado e a água com gás até ao cimo do jarro;
- Mistura tudo muito bem e está pronto a servir.