O poder do leite condensado no teu refresco gaseificado

Se alguma vez consideraste que o leite condensado é de origem brasileira, estás enganado!
Muito famoso pelos brigadeiros e pelo pudim, o leite condensado continua a provocar furor na América do sul, mas na verdade foi inventado por um francês, patenteado por um norte-americano e fabricado por um suíço.

No século XIX, o norte-americano Gail Borden inspirou-se nas experiências do inventor francês Nicolas Appert, que criou um método para esterilização e conservação de alimentos em embalagens herméticas, e na audácia do inventor francês Malbec que, por sua vez, aplicou esse método ao leite fresco. Gail Borden trouxe a ideia para os Estados Unidos da América e o leite condensado revolucionou, assim, a cozinha americana.
Mais tarde, o método foi aprimorado pelo suíço J. B. Meyenber, que possibilitou a comercialização do leite condensado em grande escala, graças à abertura de fábricas destinadas só para a sua produção.

Será, portanto, legítimo afirmar que o leite condensado tem três nacionalidades?

O leite condensado atingiu o seu apogeu durante a guerra civil Norte-Americana, não só pelo seu sabor inconfundível e único, mas também por ter sido uma bebida alternativa ao leite. Devido à grande escassez de leite fresco durante a guerra civil, o leite condensado foi o substituto perfeito para alimentar os soldados. A sua longa durabilidade permitia armazená-lo por vastos períodos de tempo e era um produto fácil de transportar.
O famoso slogan “Nas Trincheiras ou no Lar”, da marca Moça, retrata a importância que o leite condensado desempenhava numa altura em que a fome reinava. Para ser consumido bastava juntar um pouco de água ao leite, dissolver a mistura e beber.

Achaste esta curiosidade interessante?
Desfruta da nossa sugestão para um refresco bastante docinho. Nós inspirámo-nos na limonada de leite condensado brasileira e recriámos a receita, mas com baunilha e pêssegos à mistura. Delicioso!

O poder do leite condensado no teu refresco gaseificado

Ingredientes:
150gr de pêssegos frescos ou congelados
1L de água com gás SodaStream
1 vagem de baunilha
Gelo (a gosto)
Leite condensado

Preparação:

  1. Delicadamente corta a vagem de baunilha ao meio, mas não raspes o seu interior;
  2. Numa liquidificadora tritura os pêssegos;
  3. Prepara um litro de água com gás com a tua máquina SodaStream;
  4. Num frasco de vidro coloca os pêssegos triturados, a água com gás e os raminhos de baunilha;
  5. Mistura bem e, antes de servir, deixa repousar no frigorífico por 1 hora;
  6. Com a ajuda da tua liquidificadora tritura o gelo, consoante as doses (copos) que fores servir;
  7. Para servir, coloca em copos uma base de gelo triturado, uma colher de sobremesa de leite condensado e o preparado do refresco;
  8. Mistura delicadamente e está pronto a beber!

Dá gás à tua criatividade com a SodaStream!

Sharing is caring!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *