Sumo gaseificado de pitaya, laranja e hortelã

Pitaya, ou também apelidada como fruta-dragão, é um fruto oriundo de um cacto e existem três variantes da mesma: a pitaia-branca, a pitaia-amarela e a pitaia-vermelha.
O nome significa “fruta escamosa” e aparenta ser composta por escamas, tal como um dragão (daí a designação). Oriundo originalmente da América Central, podemos também encontrar plantações deste doce e estranho fruto na China, no Brasil e em Israel. Os cactos somente produzem o fruto em climas amenos a secos, com temperaturas entre 14 a 32 graus centígrados.

O seu aspeto distinto e irregular poderá provocar algumas dúvidas aquando da sua prova. Apesar de ser um fruto invulgar, o seu sabor é suave e adocicado e, geralmente, é utilizado para a confecção de sumos, sobremesas, smoothies e gelados.

Uma ótima fonte de vitaminas e mineiras, a pitaya é recomendada para combater a anemia e a pressão arterial e ajuda a reduzir os problemas dos sistemas urinário e digestivo. Com alto teor de ferro, fósforo e vitaminas B, C e E, este fruto delicioso tem poucas calorias e é ideal como alternativa aos açúcares.

Sumo gaseificado de pitaya, laranja e hortelã

Ingredientes:
200gr de pitaya
400ml de sumo de laranja
1L de água com gás SodaStream
Folhas de hortelã inteiras (algumas são para triturar, outras para utilizar inteiras)
Gelo (a gosto)

Preparação:

  1. Lava a pitaya e retira a polpa;
  2. Espreme o sumo das laranjas;
  3. Numa liquidificadora coloca a polpa da pitaya, o sumo de laranja e algumas folhas de hortelã. Tritura tudo até obter uma mistura homogénea;
  4. Prepara um litro de água com gás com a tua máquina SodaStream;
  5. Num frasco de vidro coloca o gelo, a mistura de fruta previamente preparada, a água com gás e algumas folhas inteiras de hortelã;
  6. Mexe tudo delicadamente e está pronto a servir.

A vida com bolhas SodaStream é mais divertida!

Sharing is caring!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *