Refresco ice tea gaseificado de pêssego e tomilho

Segundo registos históricos, o pêssego é um dos frutos mais antigos do mundo (ou melhor dizendo, um dos primeiros frutos a ser descoberto).
A sua árvore, o pessegueiro, é oriunda do norte da China e os primeiros registos do fruto remontam para há 8000 anos atrás. Com uma forte presença na cultura chinesa, o pêssego desempenha um papel importante na gastronomia do país, bem como na vertente medicinal.

O seu sumo é rico em cálcio, potássio, vitaminas do complexo A, B, C e E, magnésio, zinco e ferro.
Curiosamente, e porque nós gostamos de partilhar factos interessantes, o sumo de pêssego possui benefícios calmantes, sendo afamado pelo seu efeito relaxante quando bebido antes de dormir. Conhecido como o “fruto da calma”, na Hungria, o pêssego possuiu antioxidantes, minerais e enzimas capazes de equilibrar as hormonas responsáveis pelo bem-estar, pelo sono e pelo estado de espírito.

Relaxa e deleita-te com esta sugestão para um refresco ice tea super viciante 😉

Refresco ice tea gaseificado de pêssego e tomilho

Ingredientes:
500gr de pêssego
4 ramos de tomilho
100ml de água lisa
100gr de açúcar
1 pitada de sal q.b.
1L de água com gás SodaStream
Gelo (a gosto)

Preparação:

  1. Prepara um litro de água com gás com a tua máquina SodaStream;
  2. Coloca o pêssego, o tomilho, a água lisa, o açúcar e o sal numa panela e, em fogo médio, cozinha até o açúcar se dissolver. Deixa levantar fervura e depois reduz o fogo para o mínimo, até o pêssego cozer;
  3. Desliga o fogão e deixa o preparado repousar durante 20-30 minutos;
  4. Retira os ramos de tomilho;
  5. Esmaga o pêssego com um garfo e passa o preparado num coador. Espreme a polpa suavemente para obteres o máximo possível do sumo;
  6. Para servir, coloca gelo a gosto num jarro de vidro, o preparado de sumo de pêssego e, por fim, adiciona a água com gás até ao cimo do frasco.

Dá-lhe gás com a SodaStream!

Leave a Reply